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sábado, 17 de dezembro de 2011

Pensamentos para a Unesp. Não deixe de ler, Fernando.

Aqui uma entrevista. É sobre o novo código florestal. Não sei se pode ser tema da Unesp. Mas, se puder, leia .http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/504975-codigo-florestal-a-implementacao-da-lei-sera-bastante-complexa-entrevista-especial-com-raul-do-vale

E a Unesp às vezes dá temas reflexivos.Que tal pensar isto?
O Vazio da Pressa e do DinamismoA pressa, o nervosismo, a instabilidade, observados desde o surgimento das grandes cidades, alastram-se nos dias de hoje de uma forma tão epidémica quanto outrora a peste e a cólera. Nesse processo manifestam-se forças das quais os passantes apressados do século XIX não eram capazes de fazer a menor ideia. Todas as pessoas têm necessariamente algum projecto. O tempo de lazer exige que se o esgote. Ele é planeado, utilizado para que se empreenda alguma coisa, preenchido com vistas a toda espécie de espectáculo, ou ainda apenas com locomoções tão rápidas quanto possível. A sombra de tudo isso cai sobre o trabalho intelectual. Este é realizado com má consciência, como se tivesse sido roubado a alguma ocupação urgente, ainda que meramente imaginária. A fim de se justificar perante si mesmo, ele dá-se ares de uma agitação febril, de um grande afã, de uma empresa que opera a todo vapor devido à urgência do tempo e para a qual toda a reflexão — isto é, ele mesmo — é um estorvo. Com frequência tudo se passa como se os intelectuais reservassem para a sua própria produção precisamente apenas aquelas horas que sobram das suas obrigações, saídas, compromissos, e divertimentos inevitáveis. 

Theodore Adorno, in "Minima Moralia"
http://www.citador.pt/textos/o-vazio-da-pressa-e-do-dinamismo-theodore-wiesengrund-adorno ..........................................................PARA PENSAR

Livro narra tédio de jovens forçados a ficar meses sem internet




A americana radicada na Austrália Susan Maushart, uma solitária mãe solteira na menopausa, achou uma boa maneira de ser odiada pelos seus três filhos: proibiu o acesso da família a computadores e celulares por seis meses.

Seu livro sobre a jornada foi publicado recentemente no Brasil, pela editora Paz e Terra (R$ 40).

Entediados, os adolescentes começaram a conversar mais com ela. A conta de telefone disparou. Sem seus iPods, o trio começou a brigar feio pelo controle do aparelho de rádio.

O desempenho escolar dos três melhorou. Acostumada a ficar sozinha lendo no sofá, Susan se surpreendeu quando Anni, 18, se uniu a ela. Susan lia “A Menina que Roubava Livros” (no Brasil, pela ed. Intrínseca), a filha preferiu “Por Que os Homens Amam as Mulheres Poderosas” (ed. Sextante).
Bill, 15, trocou o Facebook pelo saxofone. Pensar em “como ele seria um músico incrível” se tivesse utilizado as horas na internet para treinar “foi um dos testes mais difíceis que já tive como mãe”, diz Susan.

A escritora Susan Maushart e seus três filhos adolescentes
Rodrigo Souza, 18, fez algo parecido ao tentar se desligar das redes sociais, particularmente do Facebook, conforme o vestibular deste ano se aproximava. Conseguiu ficar duas semanas longe do site.
“Entrar no Facebook era automático, eu abria o navegador e começava a digitar o endereço… Aí me tocava e ia para o Guia do Estudante”, diz, rindo. “Às vezes ficava angustiado, querendo compartilhar algum link. Até usei o e-mail para isso uma vez. E-mail é tão retrô, né?”
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AS MÃES TIGRE. QUE TAL PENSAR NO CASO DELAS?

Chame seu filho de lixo quando ele fizer algo que você desaprova. Exija que nunca tire menos do que nota dez no boletim. Proíba que participe de atividades recreativas, a não ser que ganhe uma medalha por isso. E que seja a de ouro, claro.
É uma lista desse tipo (mais itens daqui a pouco) que explica por que os chineses conseguem criar filhos excepcionalmente bem-sucedidos na escola e na carreira, segundo Amy Chua, norte-americana descendente de chineses e professora de direito na Universidade Yale.
Larry D. Moore - 3.nov.2007/AP
A autora Amy Chua, 48
A autora Amy Chua, 48
A autoridade para falar da educação de crianças vem da experiência própria. "Eu posso dizer [o que fazem esses pais para produzir tais talentos] porque eu fiz com minhas filhas", afirma Chua na introdução de seu livro "Battle Hymn of the Tiger Mother" ("Grito de Guerra da Mãe Tigre", Penguin Press).
No decorrer do livro, ela não poupa exemplos dos triunfos das meninas, Sophia, 18, e Louisa, 15, o que justificaria suas teses.
Se a eficácia do método de educar filhos gera muita controvérsia, a estratégia de marketing foi definitivamente bem-sucedida. A editora do livro negociou com o "Wall Street Journal" a publicação de um extrato do livro, devidamente bombástico, três dias antes do lançamento, no início deste mês.
Quando o livro foi posto à venda, já havia mais de 5.000 comentários sobre a matéria na internet. Ninguém precisa ser gênio para saber que se tornou um best-seller instantâneo --apesar das fragilidades do livro ao tratar uma questão crucial.
A dificuldade de disciplinar, impor limites e cobrar os filhos é uma das grandes preocupações atuais, e as declarações de Chua tocam em um nervo sensível dos pais. Afinal, se a abordagem flexível e mais complacente não está dando certo, será que a rigidez extrema é a solução?
EXEMPLOS VAZIOS
O problema é que nem os exemplos servem para algo --a não ser que ameaçar queimar bichos de pelúcia se a filha não praticar seis horas de violino ou ter dinheiro para contratar os melhores violinistas do mundo para aulas particulares sejam "métodos" reproduzíveis.
"Do ponto de vista científico, ninguém pode estabelecer opiniões utilizando os próprios filhos como exemplo. É um princípio básico", diz o psiquiatra e psicanalista Wagner Ranña, do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Além disso, Ranña afirma que a educação é focada no sujeito, não em um parâmetro massificado (e provavelmente estereotipado) como o modelo chinês. Que por seu lado, também pode se tornar um pesadelo para os pais.
Um estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA mostrou que o risco de suicídio entre universitários é duas a três maior nos descendentes de asiáticos. Estudiosos do fenômeno apontam a pressão por desempenho como uma das maiores causas.
Para a educadora Gisela Wajskop, presidente do Instituto Superior de Educação Singularidades, o modelo até pode dar certo, dependendo de quem você quer formar.
"Essa discussão casa muito bem com uma geração de pais que quer saber como cuidar dos filhos sem ter tempo e como fazer com que o filho tenha tanto sucesso quanto eles, ou mais."
A psicóloga e colunista da Folha Rosely Sayão lembra que escolhas como só estudar ou treinar um instrumento e tirar o tempo de brincar ignoram a criança no presente e jogam todas as fichas em um futuro que ninguém garante que vai acontecer.
"Qualquer tipo de educação tem limites, que podem ser mais estreitos ou alargados. Mas educar significa colocar na vida, investir pesadamente em valores, socialização, virtudes e aprender a sobreviver ao fracasso."
Wajskop, que se considera meio "linha-dura", diz que dá mesmo muito trabalho. "Sou a favor da disciplina, mas não dá para seguir esse discurso sem pensar. Criança não é cachorro, nem sempre dá certo."
SEM CHÃO
Contenção, responsabilidade, organização e treino são pontos essenciais na educação, diz Wajskop. "A sociedade e as escolas estão experimentando formas de lidar com isso, mas ainda estão sem chão."
Não há receita pronta. "As pessoas querem acreditar que alguns livros vão dar isso, mas eles só criam fumaça", diz a psiquiatra Maria Conceição do Rosário, professora associada do Centro de Estudos da Criança da Universidade Yale.
Em sua defesa, Amy Chua diz que não se propôs a escrever um manual de como educar as crianças. Esqueceu-se de combinar isso com a editora, que imprimiu em cores marcantes na contracapa da edição norte-americana "Como ser uma mãe tigre".
A autora afirma que sua intenção foi escrever um livro de memórias. Para quem gosta do gênero, um aviso: Chua não tem "mão pesada" só na educação das filhas, mas também no estilo.
O resultado é equivalente a passar duas horas ouvindo uma amiga falar sem parar de todos os prodígios dos filhos sensacionais (dela).
Tudo isso torna mais digna de nota a estratégia de marketing, milimetricamente controlada. Por exemplo, a autora não concedeu entrevista à Folha porque, como escreveu sua agente literária, só falará com os jornalistas quando o livro for lançado no Brasil, no segundo semestre.
Será que todo o barulho em torno da "mãe tigre" continua até lá?
Editoria de Arte / Folhapress/Editoria de Arte / Folhapress

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