Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS E GRAMÁTICA. ESTILO FUVEST.

PROVINHA ELABORADA P ROSE MARINHO PRADO. FAÇA E MANDE P EMAIL...EU CORRIJO. NÃO PRECISA COLOCAR NO WORD, FAÇA DIRETO NO CORPO DO E-EMAIL.
AS PRÓXIMAS FAREI COM ALTERNATIVAS, SEGUINDO OS MOLDES DA FUVEST. 


RIO DE JANEIRO - "No meu tempo, já existiam velhos, mas poucos." A frase de Machado de Assis nos leva a supor que havia mais velhos quando ele próprio se tornou um velho. E hoje, muito mais ainda, embora os manuais de redação recomendem que não se fale mais em "velhos", mas em "idosos".
Não parece, mas a humanidade, com todas as conquistas técnicas, científicas e sociais que adquiriu ao longo dos séculos, não sabe ainda lidar com aqueles que se esquecem de morrer e passam a engrossar a legião de idosos ou velhos -dá na mesma.
Houve um povo na Antiguidade que pegava todos aqueles que tinham validade vencida, levava-os a um precipício e ficavam livres de uma boca a mais para sustentar. E de conceder meia-entrada para os jogos da próxima Copa do Mundo -conforme deseja a Fifa e o Brasil está propenso a aceitar a discriminação.
Pelo costume nacional, estudantes e idosos teriam direito à meia-entrada. Mas é fácil descolar uma carteira de estudante.
Mesmo assim, conhecendo o jeitinho brasileiro de tirar vantagem em tudo, é possível que os estádios fiquem lotados de velhinhos com carteiras catimbadas e muitas, muitas bengalas, todo mundo expectorando -será um espetáculo à parte.
Aliás, um dos problemas que ameaçam a humanidade é a perspectiva de vida que a medicina e os hábitos saudáveis recomendados pela televisão ajudarão a aumentar o time dos idosos.
Juntando tudo com a pílula anticoncepcional e as medidas que alguns governos estão tomando para evitar a explosão demográfica, limitando o número de filhos (na China já existe lei a respeito), em breve todos teremos direito à tal meia-entrada da Fifa, passagens grátis nos transportes coletivos e filas especiais nos bancos e nos guichês das empresas aéreas.Prazo de validade. Carlos Heitor Cony



QUESTÕES


1 - "HOUVE UM POVO NA aNTIGUIDADE QUE PEGAVA TODOS AQUELES QUE TINHAM VALIDADE VENCIDA ".
SUBSTITUA A EXPRESSÃO POR OUTRA EQUIVALENTE.


2- ''VALIDADE VENCIDA''. EXPLIQUE POR QUE A EXPRESSÃO É USADA EM SENTIDO CONOTATIVO.


3 - " FICAVAM LIVRES DE UMA BOCA MAIS PARA SUSTENTAR "
QUE FIGURA DE LINGUAGEM ESTÁ PRESENTE NO TRECHO?


4 - QUANTAS ORAÇÕES HÁ NO SEGUNDO PARÁGRAFO?


5 - DÊ A FUNÇÃO SINTÁTICA DE 'COM TODAS AS CONQUISTAS TÉCNICAS, CIENTÍFICAS E SOCIAIS/


6 "PELO COSTUME NACIONAL, ESTUDANTES E IDOSOS TERIAM DIREITO À MEIA ENTRADA. MAS É FÁCIL DESCOLAR UMA CARTEIRA DE ESTUDANTE'.
A CONJUNÇÃO 'MAS' É ADVERSATIVA, OU SEJA, ELA DEMARCA UMA IDEIA OPOSTA À ANTERIOR. EXPLIQUE QUAL É A IDEIA 'ENRUSTIDA' NO EXCERTO.


7- PODE-SE AFIRMAR QUE, DE ACORDO COM O TEXTO, A TELEVISÃO É A RESPONSÁVEL PELO AUMENTO DA LONGEVIDADE? EXPLIQUE.


8 " EM BREVE TEREMOS DIREITO À TAL MEIA-ENTRADA DA FIFA, PASSAGENS GRÁTIS NOS TRANSPORTES COLETIVOS E FILAS ESPECIAIS NOS BANCOS E NOS GUICHÊS DAS EMPRESAS AÉREAS ''.
DÊ A FUNÇÃO SINTÁTICA DOS TERMOS SUBLINHADOS.


9- " É POSSÍVEL QUE OS ESTÁDIOS FIQUEM LOTADOS DE VELHINHOS ''MARQUE A FUNÇÃO SINTÁTICA CERTA.
1 - ADJUNTO ADNOMINAL
2 - AGENTE DA PASSIVA
3 - COMPLEMENTO NOMINAL
4 - SUJEITO PACIENTE


10 - CRIE SUBSTANTIVOS ABSTRATOS A PARTIR DAS SEGUINTES PALAVRAS:
* EXPECTORANDO


* SAUDÁVEIS 


* RECOMENTADOS



Nenhum comentário:

Postar um comentário

?