Faça isso; e mande por e-mail.
Cumprimente-o, com linguagem informal; escreva, usando a gramática culta.
Pergunta - Seria um fracasso da civilização, mais de 2 mil anos depois de Platão?
Resposta - Não sei. A humanidade sempre foi um caleidoscópio de culturas, de diversidade, que, desgraçadamente, vai se estreitando a cada dia. Já não se acha nada novo. Creio que essa civilização acabou, evamos entrar em uma mentalidade muito diferente. Não sei se melhor ou pior. A que tínhamos tampouco era boa. Chegamos ao fim de uma civilização, e a que está vindo não me agrada. Mas os que deveriam se pronunciar,principalmente, são os jovens.
Pergunta - Estamos dominados pelo poder econômico?
Resposta - Completamente. O poder econômico suplantou o poder político, a cultura. Norman Mailer declarou queClinton será o último presidente dos Estados Unidos porque, a partir de agora, as corporações, isto é, asmultinacionais, não precisarão de intermediários políticos e dominarão o mundo. Elas inventarão os políticos e os sistemas que lhes convierem. A política será uma ferramenta do sistema, do mercado. O neoliberalismo, a meujuízo, é um novo totalitarismo, disfarçado de democracia e mantendo as aparências.
Pergunta - Como? No sentido de converter o indivíduo em uma peça a mais da engrenagem?
Resposta - E o controla até pontos inimagináveis. As profecias de Orwell se cumpriram. Acabou a privacidade. A espionagem se instalou na vida social com tanta doçura que ninguém se dá conta. As comunicações estão controladas... E tem mais. Você telefona para pedir uma informação e sai uma música, de uma máquina. Você ainda não recebeu nada, mas estão te cobrando a chamada desde o primeiro segundo. E ninguém protesta. Vivemos em um mundo onde a exploração encontrou fórmulas de um requinte mefistofélico, diabólico.
Pergunta - A cultura está ficando estreita, e as desigualdades mais amplas?
Resposta - Não só as desigualdades entre ricos e pobres, mas entre os que sabem muito e os que sabem pouco, e cada vez sabem menos. A ignorância está se expandindo no mundo de uma forma aterradora. Há uma minoria que sabe tudo e controla tudo e uma maioria que sabe pouco e cada vez sabe pior o que acha que sabe. A educação, da escola fundamental até a universidade, é um desastre, é uma fábrica de produzir ignorantes. No fundo, é um problema de redistribuição da riqueza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
?